sábado, 20 de novembro de 2010

Presidente pensa em tirar PAC da Casa Civil

Brasília - A presidente eleita Dilma Rousseff cogita desidratar o ministério mais importante da Esplanada, a Casa Civil, e transferir parte de suas funções para outras áreas. Uma das possibilidades discutidas na equipe de transição é tirar de lá o Programa de Aceleração do Crescimento. Há três destinos possíveis para o PAC caso a petista opte mesmo por esse desenho: passá-lo para o Ministério do Planejamento, levá-lo para a Secretaria-Geral da Presidência ou dividir a gestão e o acompanhamento do programa entre a Casa Civil e a Presidência da República.

A proposta de reduzir o tamanho da Casa Civil vem sendo estudada desde a campanha eleitoral. Nos últimos dias, porém, ganhou forte apoio entre os integrantes do grupo de transição. Para Dilma, a Casa Civil tem hoje inúmeras atribuições executivas e outras prerrogativas de pouca ou nenhuma afinidade com a função original da pasta. Ela própria já repetiu mais de uma vez em reuniões que não quer um superministério, nem um superministro.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=884561

Comentário do blog
É claro que ela não quer um "superministério" ou "superministro". O concentração de poder na Casa Civil era uma tática que tinha, como único fim, o objetivo de lançá-la politicamente. Essas atribuições e prorrogativas não afins foram outorgadas a ela com esse propósito. Conseguiram.

Agora, com a perspectiva de lotear os ministérios com os alidos e com o PMDB, precisam eliminar as possibilidades de que qualquer um cresça politicamente. Ao menos, nos próximos 4 anos...

2 comentários:

CAS disse...

Um outro motivo é a folha corrida da Casa Civil. O nome ficou maldito.

Acabar com o Ministério do Desenvolvimento Agrário infelizmente ela não acaba...

Whalther Wenck

CAS disse...

Um outro motivo é a folha corrida da Casa Civil. O nome ficou maldito.

Acabar com o Ministério do Desenvolvimento Agrário infelizmente ela não acaba...

Whalther Wenck