sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Brasil não aceita ingresso de navios de guerra ingleses

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou nesta quarta-feira, 12, que o Brasil não aceita o ingresso em sua costa de navios de guerra britânicos que operam nas Ilhas Malvinas.

De acordo com Jobim, o país reconhece a soberania argentina em relação à Ilha.

Em Buenos Aires, o ministro de Relações Exteriores, Héctor Timerman classificou o gesto brasileiro como um passo firme em direção a uma aliança estratégica com a Argentina.

“Essa medida mostra que a nossa relação tão próxima é parte da construção de uma aliança estratégica e de irmandade, que não apenas se demonstra através do comércio, mas do reconhecimento da soberania argentina sobre as Malvinas”, explicou o chanceler.

Para o ministro argentino, “é ilógico que no mundo de hoje ainda se discutam situações coloniais”.

A embaixada britânica em Brasília confirmou o pedido para que o navio de defesa das Ilhas Malvinas realizasse uma escala no porto do Rio de Janeiro na semana passada.

Com a negativa, o HMS Clyde teve de reabastecer num porto chileno.

O Ministério de Relações Exteriores informou que a decisão foi tomada por razões políticas e diplomáticas e que não há uma determinação para impedir o atracamento de todas as embarcações britânicas oriundas das Malvinas.

Em setembro de 2010, Brasil e Reino Unido firmaram um acordo de cooperação em defesa. Essa foi a primeira vez que o Brasil negou a entrada de um navio britânico em seus portos.

Fonte: http://www.inforel.org/noticias/noticia.php?not_id=4601&tipo=2

Nenhum comentário: