quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Governo Dilma será mais lulista do que o governo Lula!

Fernando Haddad vai ficar na Educação. Lula quer. Paulo Bernardo vai para as Comunicações. Guido Mantega permanece na Fazenda. Antonio Palocci assume a Casa Civil. Gilberto Carvalho assume a Secretaria-Geral da Presidência. Miriam Belchior cuidará do Planejamento. Alexandre Padilha não vai pra casa, não: tende a manter as Relações Institucionais (as não-institucionais é com o companheiro José Dirceu). Vocês conhecem o dito popular, que resumia a vontade patriarcal: “Maria se casa com quem quisé desde que seja com o José”.

A cota de petistas ainda não se esgotou: devem ter lugar na Esplanada Aloizio Mercadante, José Eduardo Cardozo, o companheiro de armas Fernando Pimentel… Os nomes que vão no primeiro parágrafo, no entanto, evidenciam que o teor de “lulismo” no primeiríssimo escalão vai aumentar no governo Dilma, em vez de diminuir. Querem um exemplo? Em oito anos, Lula nunca teve um nome tão seu na Casa Civil quanto Palocci — nem Dilma, ao assumir, era tão lulista. Gilberto Carvalho na secretaria-geral encarna os olhos e os ouvidos de Lula. Do grupo, é realmente o que tem mais intimidade com o presidente. O fiel Paulo Bernardo deixa o Planejamento para a não menos fiel Miriam Belchior — parceira de Carvalho desde os tempos da Prefeitura de Santo André (aquela investigada pelo Ministério Público) —, mas deve assumir as Comunicações, pasta hoje com o PMDB.

Diz-se aqui e ali, com generosidade excessiva com a presidente eleita, que ela está montando uma estrutura em que ninguém é superministro porque será ela, de fato, a mandar. Huuummm… O governo Dilma, dados os nomes escolhidos, tem, sim, um grande chefe: Lula.

Por Reinaldo Azevedo

Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/governo-dilma-sera-mais-lulista-do-que-o-governo-lula/

Nenhum comentário: