terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Bulgária: Reações à vitória de Dilma Rousseff no Brasil

A presidenta eleita do Brasil Dilma Rousseff tem sido o assunto de muita conversa na Bulgária devido às suas raízes búlgaras.

False Flag, um blog búlgaro sobre política internacional, escreveu o seguinte [bg]:
Já há algum tempo na Bulgária, começou o interesse pelas eleições presidenciais do Brasil. Esse interesse repentino da sociedade acontece devido à candidata principal ao cargo ser metade búlgara.

O pai da Dilma Rousseff foi o imigrante búlgaro Peter Roussev. Dentre outras atividades, ele foi um ativo membro do Partido Comunista Búlgaro durante os anos 20; um período marcado pelo [ bombardeio à Igreja de Santa Nedelya]. No final da década de 20, fugindo de perseguições políticas, ele chegou à Paris e em seguida à América Latina, até se estabelecer no Brasil.

Abaixo, um comentário de um dos leitores do False Flag:
Que felicidade, que milagre, um grande acontecimento… Estou cansado de ouvir falar de guerrilha e pelo menos Dilma representa que “exportamos a revolução” que fizemos; seguindo um pensamento baseado nas ideias do Camarada Lenin.
24 Hours, um dos maiores jornais búlgaros, publicou uma entrevista com Rousseff [bg]:
678 dias ou 1 ano, 10 meses e 7 dias. Muito tempo passou entre o dia 17 de novembro de 2008 - quando o jornal diário “24 Horas” solicitou uma entrevista com Dilma Rousseff, e o dia em que finalmente conseguiu - 24 de setembro de 2010. Nesse meio tempo, várias ligações foram feitas ao Ministério de Rousseff, ao partido dela, e finalmente, ao seu comitê eleitoral:

- Senhora Rousseff, quais são seus sentimentos para com a Bulgária, a terra natal de seu pai?

- São sentimentos de ternura e amor. E eu diria que até um certo ponto eu me considero búlgara também, apesar de nunca ter visitado a terra natal do meu pai. Infelizmente eu nunca vi meu irmão Luben que morreu há dois anos atrás. Eu sei que você o conheceu e escreveu sobre ele, e por isso eu sou extremamente grata. Meu pai morreu quando eu tinha 15 anos, então eu não consegui aprender búlgaro com ele. Eu sabia algumas poucas palavras em búlgaro, mas eu já as esqueci.

- Deveríamos estar aguardando a senhora na Bulgária?

- Sem dúvidas, eu irei visitá-los.

- Como a Presidenta do Brasil?

- Com fé em Deus.

- Permita-me lhe dar essa carta e uma pequena lembrança de sua prima em primeiro grau, Tsanka Kamenova, que mora em Sofia, como também lhe dar as saudações de uma outra prima, Nadezha Hristova, que mora no Canadá. Elas lhe desejam o maior sucesso nas eleições.

- Eu agradeço à elas de coração. Meu parentes na Bulgária podem me esperar em breve. Estou aguardando ansiosa o momento de finalmente conhecê-los.

Eli, o autor do blog búlgaro chamado Razmishlyotini, escreveu [bg]:
De um ponto de vista feminista, Rousseff é um fenômeno não apenas porque ela é a primeira mulher eleita Presidenta do Brasil. Há muitos exemplos semelhantes - Mireya Moskoso no Panamá, Violeta Chamorro na Nicarágua, Michelle Bachelet no Chile e Cristina Fernández, na Argentina. Mas todas elas subiram ao poder com a ajuda de um parente do sexo masculino na política - um marido ou um pai … Dilma talvez seja a primeira a ter feito isso sem essa ajuda. Apesar de ter se divorciado duas vezes; ela tem uma filha; no início da campanha eleitoral e do tratamento contra o câncer, Dilma teve que investir muito em cosméticos e em melhorar a aparência. Não vamos esquecer que estamos falando do Brasil, um país onde a “taxa de beleza” é um dos fatores mais importantes para a aceitação social de uma mulher, independente da profissão.

A campanha presidencial de Dilma Rousseff teve como foco melhorar a infra-estrutura e a educação - algo que os Estados Unidos deveria prestar mais atenção.

Outro blogger búlgaro Vessela, escreveu o seguinte [bg]:
Eu não entendo o porquê de tanta euforia nos canais de TV devido à Dilma Rousseff vir a ser Presidenta do Brasil. Tudo bem, ela tem raízes búlgaras. Sarkozy tem raízes húngaras, e eu não me lembro da campanha dele ter causado um frenesi na mídia da Hungria.

Vários meios de comunicacão escreveram sobre Gabrovo, uma cidade búlgara conhecida como “ a capital internacional do humor e da sátira” - que é a cidade natal do pai de Rousseff.

A agência búlgara de notícias Darik escreveu [bg]:
O município de Gabrovo enviou uma nota parabenizando a nova Presidenta do Brasil, Dilma Rousseff. O telegrama desejou-lhe sucesso e expressou confiança de que ela será bem-sucedida no mandato dela.

“Nós acreditamos que a paixão brasileira misturada com o espírito desafiador búlgaro e com o empreendedorismo de Gabrovo irão conduzir o Brasil a uma das economias que mais rápido cresce no mundo, e a um governo bem-sucedido.

O jornal 24 horas publicou essa interessante história no website deles [bg]:
Uma exibição chamada “Gabrovo, as raízes da candidata à presidência Dilma Rousseff” teve abertura ontem no Museu Histórico de Gabrovo.Trinta e cinco fotografias de arquivo e duas árvores genealógicas provam as raízes locais dela. Krassimira Cholakova, do Museu Histórico, explica como tudo começou quando duas proeminentes famílias de Gabrovo se uniram. Stefan Roussev, da família Rousschushky, casou-se com Tsana Kornazheva, da família Doskov. Peter Roussev, um dos cinco filhos, deixou a Bulgária em 1929 e mais tarde se estabeleceu no Brasil, onde ele veio a ser conhecido como Pedro Rousseff.

As duas famílias têm laços com membros de outras famílias proeminentes de Gabrovo, incluindo a do primeiro prefeito após a Libertação Nacional - Tsonyu Michkovets. Nikola Rasheev, o homem que começou a primeira fábrica de linho de cânhamo no país e Peter Peshev - um Ministro em meio a vários depois do primeiro governo búlgaro de 1878. Muitos dos parentes de Dilma foram membros dos partidos Narodniak e do Social Democrata. No entanto, não há documentos históricos que diga se Roussev Peter era membro de algum partido político. É possível que ele não sofreu represálias devido a ideologia política dele, mas que ele imigrou para França e depois para o Brasil por razões econômicas.

Há uma página de fãs de Rousseff no Facebook búlgaro.- “Дилма Русеф-Президент на Бразилия” (Dilma Rousseff-Presidenta do Brasil).

Em minha própria página do facebook, eu pedi aos meus amigos para compartilharem seus pensamentos sobre Rousseff. [bg]. E aqui estão algumas das respostas:
Gergana Vlaykova: Sim, eu também acredito que ela não se importe tanto assim. Apesar disso, é ainda uma fonte de orgulho ou pelo menos um fato agradável. Mas, eu estou pessoalmente aborrecida com a reação dos parentes. Acredito que se eles tivessem descobertos sobre ela quando ainda na prisão (por razões que não temos certeza), eles ficariam envergonhados e nem se importariam se ela estivesse sendo acusada por algo que cometeu ou não, ou se ela estivesse precisando de algo. Mas, agora que ela é Presidenta, tudo é muito importante e ela é motivo de alegria para a “família”.

Vesela Georgieva: Eu não entendo porque toda a situação está sendo inflada em uma proporção sem tamanhos quando a mulher se considera brasileira. Quem espera que Santa Dilma apareça do além e nos ajude a por ordem na nossa bagunça, não pode estar falando sério.

Maxim Prodanov: Olhando para o cenário internacional, estou feliz que o Brasil continue cada vez mais se distanciando de seu passado sombrio de ditadura e desigualdade, e eleja líderes espirituosos e socialmente conscientes. Fico feliz em ver que o nível de pobreza está caindo em uma região que necessita urgente e merece ter um melhor padrão de vida. Olhando para o cenário nacional búlgaro, não posso deixar de me assustar com a tentativa de meus colegas búlgaros em encontrar motivo de orgulho em qualquer pessoa bem sucedida que tenha um traço de sangue búlgaro. Nacionalidade significa nada; é apenas uma divisão artificial. Se Dilma Rousseff veio a ser brilhante ou não, foi uma conquista dela e não nossa.

Fonte: http://pt.globalvoicesonline.org/2010/11/30/bulgaria-reacoes-a-vitoria-de-dilma-rousseff-no-brasil/

Nenhum comentário: