terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Dilma vai criar Ministério das Micro e Pequenas Empresas

Por Regina Alvarez

BRASÍLIA - A presidente eleita, Dilma Rousseff, deve confirmar, nos próximos dias, a criação do Ministério das Micro e Pequenas Empresas, mas a escolha do ministro depende de uma negociação política. O candidato mais forte à vaga até o momento é o presidente da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira, um dos coordenadores do programa de governo de Dilma, mas o nome do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) também passou a circular na equipe de transição como opção para o cargo.

Dilma precisa dar um cargo de ministro de Estado para Valadares, para abrir a vaga no Senado para o presidente do PT, José Eduardo Dutra, que é o primeiro suplente do sergipano. Para viabilizar essa estratégia, Valadares pode ir para o Ministério do Turismo ou para a nova pasta das Micro e Pequenas Empresas. Se dependesse apenas do desejo da presidente eleita, Alessandro Teixeira seria o escolhido para o novo ministério, pois é próximo de Dilma, tem perfil técnico e bom trânsito entre pequenos e médios empresários.

A nova pasta deve herdar o Sebrae, que faz parte do sistema S e hoje é comandado por Paulo Okamotto, amigo e muito próximo do presidente Lula. Mas Okamotto - que chegou a ser cogitado para a pasta das Micro e Pequenas Empresas ainda na campanha eleitoral - não deve permanecer à frente do Sebrae nem ser aproveitado no governo de Dilma. A eleição para escolha da nova diretoria do Sebrae será em dezembro e Okamoto não deve concorrer à reeleição.

O mais provável é que ele acompanhe Lula no instituto que o presidente pretende criar quando deixar o governo. Okamoto fundou o Instituto Cidadania junto com Lula, em 1990. No Sebrae, ocupou o cargo de diretor financeiro entre 2003 e 2005, quando assumiu a presidência por indicação de Lula.

Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/11/29/dilma-vai-criar-ministerio-das-micro-pequenas-empresas-923145723.asp

Comentário do blog
Na contramão do austeridade necessária ao momento atual, cria-se novo Ministério biônico cujas ações serão tão inócuas quanto um Ministério das Quitandas.

Nenhum comentário: